Terapia da fala, saúde e o movimento ecológico
- Andreia Ferreira Campos
- 21 de out. de 2024
- 4 min de leitura

Qual a função da terapia da fala como promotora da saúde e da ecologia? Quais os efeitos transformadores que a terapia da fala pode ter na vida e o que é que isso tem a ver com o paradigma do desenvolvimento integral? Mais ainda, onde entra a ecologia nesta conversa? Junte-se ao grupo e participe, comece por ler este artigo e partilhe-o com … toda a gente. Escrevo sobre 3 parceiros improváveis na mesma frase: terapia da fala, saúde e o movimento ecológico.
Revolução em saúde e mais do mesmo
O paradigma do desenvolvimento integral trouxe para as minhas práticas clínicas não novas técnicas, mas novos valores e princípios de ação que me deram uma visão ecológica do desenvolvimento humano.
O estudo do desenvolvimento humano pode ser aplicado a diferentes frentes, no meu caso escolhi aplicar os meus conhecimentos a ajudar as famílias de crianças com graves perturbações do desenvolvimento infantil. Mas não em exclusividade.
O meu tempo divide-se entre os casos mais graves (que são sempre a minha prioridade) e os pedidos de consulta para dificuldades moderadas e ligeiras do desenvolvimento, que têm sintomas a nível da fala, linguagem, comunicação e voz.
A ecologia entra em campo, quando as regras ecológicas são desvendadas em relação ao desenvolvimento de diferentes patologias. Sabemos, desde há mais um século (no mundo ocidental, porque as civilizações orientais sabem isto há milénios), que a respiração patológica está na origem de cerca de 150 doenças.
Ao ter como base do meu trabalho, como terapeuta da fala, a avaliação da respiração e tudo o que lhe está associado, consigo ir à causa de vários problemas que antes ficavam por resolver.
É esta mudança de perceção no desenvolvimento humano que me permite ver possibilidades para além do que é considerado “normal”.
A ecologia do desenvolvimento humano
A ecologia tem como elemento central o equilíbrio dinâmico entre as partes que formam um sistema ou um conjunto de sistemas (ecossistema). A saúde humana também!
Os princípios que e aplicam à ecologia são os mesmos princípios que promovem o desenvolvimento dos seres humanos para expressarem o seu potencial de forma plena.
Equilíbrio: regulação da capacidade de processar os diferentes estímulos e de os integrar para produzir saúde e conhecimento.
O desafio ecológico que as patologias mais graves do desenvolvimento infantil me colocam é de ir à base e trabalhar nas sementes minúsculas que, por norma, são ignoradas porque não são visíveis as suas ligações diretas com os sintomas que estão a ser tratados.
O desenvolvimento integral não é linear.
O desenvolvimento não integral, ou seja, desequilibrado também não é linear. Só que isso não é tido em consideração, e temos muitos profissionais a tratar sintomas e não causas, não por serem más pessoas, mas por não terem o paradigma certo.

Terapia da fala e saúde
Os terapeutas da fala são profissionais de saúde, e o grande desafio que se coloca às perturbações da comunicação, linguagem e fala é a integração dos seres humanos como participantes plenos na sociedade, ou seja: é o desafio da inclusão.
A inclusão social assenta num modelo de saúde que permite a participação ativa de todos na vida em sociedade. Sem saúde a participação é limitada, e a perceção social que nós temos dos outros é de seres com limitações.
A inclusão social sem a otimização da saúde humana é o oposto da inclusão, porque limita a capacidade de participação das pessoas nas suas próprias vidas.
Ao trabalhar sob o paradigma do desenvolvimento integral otimizo as capacidades existentes, promovendo ao máximo as competências que cada pessoas com quem trabalho pode dar ao mundo.
A capacidade transformadora da sociedade não está nas suas estruturas, está nas suas pessoas.
Saúde e desenvolvimento
Não há desenvolvimento sem saúde. As crianças e os adultos quando ficam doentes não evoluem, param para curar. Na base de qualquer intervenção de terapia da fala sob o paradigma do desenvolvimento integral, está a promoção da saúde humana. Faço-o através dos 3 pilares da saúde: movimento, respiração e alimentação.
Ao ter uma base sólida de saúde, crianças e adultos revelam o seu potencial ao mundo e ajudam na transformação social, expressando todo o seu potencial humano.
Práticas clínicas ecológicas na terapia da fala
A coerência é um dos princípios que nos permite continuar a progredir como seres humanos, por isso, o que acreditamos tem de ser posto em prática para que sejamos capazes de atingir elevados estados de coerência.
Repensar práticas clínicas para as tornar cada vez mais ecológicas implica repensar:
deslocações e transportes
uso eficiente das instalações
materiais utilizados para múltiplos propósitos
transição digital e promoção da autonomia de clientes
relação entre custo por consulta e custo final da intervenção
etc.
Estas são algumas das questões que coloco na mesa quando planeio o meu estilo de vida profissional.
Na prática aquilo que é visível são intervenções de terapia da fala mais eficazes e eficientes, ou seja, melhores resultados em menos tempo. O que resulta em processos de inclusão mais rápidos e na minimização das sequelas que as perturbações do desenvolvimento têm na saúde humana, para que todos vivam integralmente.
Viva integralmente,
Andreia
Comments