top of page

RespiraçãoIntegral

Como podem exercícios de respiração melhorar a plasticidade cerebral e elevar o potencial humano? 

Podemos respirar de forma integral

em qualquer lugar.

À Descobertada RespiraçãoIntegral

O trabalho de respiração integral não é algo que esteja muito associado á profissão de terapeuta da fala. Ainda é uma inovação.

 

As e os terapeutas da fala trabalham a respiração quando há uma patologia, principalmente, no trabalho de motricidade orofacial, em que ajudam os pacientes que são respiradores orais a respirar usando o nariz; e também na área da voz, quando uma respiração demasiado superficial causa tensões nas pregas vocais e deixa uma marca persistente de rouquidão ou falhas de voz.

Eu trabalho respiração como a base de grande parte das minhas intervenções clínicas.

Andreia Ferreira Campos, foto de perfil
Oceano

Respiração como elemento no processo de cura entre corpo e mente.

A respiração é um elemento chave na comunicação entre corpo e mente. Chamo a este tipo de comunicação, comunicação interna.

É vulgar trabalharmos a comunicação entre a pessoa que ajudamos e alguém no exterior, mas não é comum na terapia da fala ajudarmos as pessoas a comunicarem melhor com elas próprias. No entanto, quando se vê o desenvolvimento humano numa perspetiva integral, a comunicação interna passa a ser a base de todo o desenvolvimento natural.

Uma comunicação interna mais eficaz implica melhor organização da informação na mente.

Ao nível físico a respiração regula uma série de funções sistémicas que privilegiam processos de cura. Desta forma, seja qual for a abordagem que seguimos na clínica, quando a complementamos com trabalho integral de respiração, estamos a impulsionar a rapidez dos processos e a acelerar os resultados das nossas intervenções.

Tudo fluí, tudo se torna mais rápido e leve. A pessoa sente-se melhor, o corpo fica mais disponível para a mudança a todos os níveis. Os processos de atenção e memória são otimizados para níveis que esbarram com o extraordinário.

Estas evidências são explicadas pela melhoria da capacidade de integração sensorial do corpo, para ser mais específica, esta capacidade é processada no cérebro.

Trabalhar a respiração para elevar o potencial humano.

Melhorar a respiração melhora este processo físico e mental por haver mais oxigénio disponível para as operações mentais, mas também para as atividades físicas. Todos os sistemas ficam a funcionar melhor pois todos eles precisam de oxigénio para metabolizar energia.

Vamos FalarSobre Respiração

Como inclui arespiração integralna minha vida ena minha profissão?

Os meus estudos levaram-me por áreas que são pouco associadas à terapia da fala. Sou sobretudo uma autodidata e isso conduz-me a melhorias e inovações que não surgem pela via convencional.

Andreia Ferreira Campos, foto de perfil profissional

A respiração não começou por ser uma inovação. 

 

Comecei a trabalhar respiração comigo mesma para me tratar de uma série de problemas de saúde que me apareceram numa fase menos boa da vida. Da minha cura, surgiram ideias e possibilidades para a cura de outras pessoas, ou para a melhoria da sua qualidade de vida e, mais tarde, descobrir que posso usar as mesmas linhas mestras para elevar o desenvolvimento humano, levando o potencial humano para o seu nível seguinte de concretização.

Comecei por compreender como os exercícios eliminavam a ansiedade e me permitiam sentir mais. De repente prestava atenção a apartes do meu corpo que, embora eu soubesse que tinha, não sentia. A representação que o meu cérebro tinha destas áreas era muito ténue, o que significava que eu tinha pouco controlo voluntário sobre elas.

A respiração, como vim a descobrir, é o elo de ligação entre corpo e mente.

À medida que treinava os exercícios para os aplicar à terapia da fala, já depois de ter resolvido os meus problemas de saúde, identifiquei um padrão de rigidez física que associei de imediato aos tratamentos ortopédicos que fiz em criança. Os aparelhos para dormir e as botas ortopédicas que usei durante anos, impediam o movimento não apenas dos meus tornozelos, mas de todas as partes do corpo que lhe estão associadas. Nenhum músculo do corpo funciona isolado, todos os elementos biológicos estruturais estão interligados, o que significa que a nossa saúde se desenvolve num contínuo de influências mútuas.

Quando falamos de interdependência de sistemas, outra forma de nos referirmos a influências mútuas, temos por base processos de comunicação. Isto aplica-se quer à comunicação com o exterior, que é o resultado das nossas ações, quer à comunicação entre sistemas dentro do corpo, e entre as diferentes dimensões do nosso ser: físico, mental e espiritual.

Não se trata de um ponto finalna evolução do potencial humano,trata-se apenas do ponto de partida.

Raramente conseguimos acesso direto para controlar a mente, mas o controlo da respiração é acessível a todos e permite-nos, indiretamente, aquietar a mente. Este treino pode levarmos, se assim o entendermos, a conseguir regular a velocidade do nosso ritmo cardíaco e a regular o metabolismo, acelerando-o ou desacelerando-o conforme as nossas necessidades.

Ao otimizar a respiração ganhamos saúde para usar o nosso potencial humano como bem entendermos, para vivermos de acordo com os nossos valores e princípios sem limitações.

Na prática, o trabalho se respiração é um treino de eliminação das limitações. Retiramos o que está a mais, normalmente, força a mais. E fazemos isso trazendo atenção para o corpo e repescando movimentos exploratórios do desenvolvimento infantil.

Os resultados são imediatos, mas a transformação pessoal vem da repetição, que nos leva a um aperfeiçoamento contínuo de nós mesmos.

Andreia Ferreira Campos, Terapeuta da Fala
Andreia Ferreira Campos, Terapeuta da Fala

Não considero que as minhas investigações e estudos sejam demasiado inovadores, visto que a tradição de bem respirar remonta a milénios antes da era de cristo.

 

O que há de inovador é a aplicação desses conhecimentos à intervenção em terapia da fala, e às patologias do desenvolvimento humano.

 

Na área infantil, que constitui grande parte das consultas que faço, os resultados são extraordinários. Isto redefine os limites que consideramos serem aceitáveis para as patologias da infância.

 

A plasticidade cerebral é muito mais elástica quando se usa uma abordagem integral do que quando se usam apenas intervenções convencionais.

Se é adulta/o pode ter sessões de terapia da fala para desenvolver a respiração. 

Click para começara respirar saúde

Logótipo do programa terapêutico 50+ Saúde
bottom of page