top of page

Terapia da Fala para quem respira pela boca

00:00 / 01:04

A respiração pode proteger da poluição, mas isso depende de como se respira. A terapia da fala para quem respira pela boca vai ajudar a manter a saúde respiratória, porque o nariz funciona como um filtro e regulador da temperatura do ar. Transformar a capacidade de usar o nariz para respirar numa competência automática é uma vantagem adaptativa face às alterações climáticas. Mas há mais vantagens para a saúde, continue a ler para respirar melhor.


As alterações climáticas e a longevidade são os dois grandes desafios da nossa era. Nestes desafios cabem todos os outros, as crises sobre as quais ouvimos falar nas notícias.


Estes dois desafios basilares estão relacionados. Viver mais tempo não é proveitoso se não tiver saúde. O que faz da saúde integral e dos autocuidados elementos ainda mais centrais de todas as vidas humanas. Imagine passar dos 100 anos com qualidade de vida que lhe permita mover-se de forma independente e sem tomar 50 comprimidos por dia para uma imensidão de doenças crónicas que são totalmente evitáveis. Não é um sonho, é perfeitamente possível, depende das escolhas que faz para o seu estilo de vida. Uma dessas escolhas é a forma como respira.


A respiração pode ajudar a criar resiliência face às mudanças bruscas e extremas de temperatura provocadas pelas das alterações climáticas, mantendo o seu corpo e mente saudáveis. Por outro lado, face às mudanças climáticas se respira pela boca o seu corpo está mais exposto à poluição atmosférica e tem MUITO mais dificuldade em adaptar-se às variações bruscas de temperatura.


A longevidade saudável, que lhe permite ser livre e independente na velhice, começa já na infância. 


As crianças que respiram pela boca têm mais dificuldade em concentrar-se e em aprender na escola. Isto acontece devido à menor capacidade de oxigenação do corpo e um sono mais agitado, menos restaurador.


Outra conquista da respiração oral (é o termo técnico para respirar pela boca) é desregular o crescimento simétrico da face, o que corrompe a harmonia natural do crescimento dos músculos e estruturas ósseas. O que condiciona o fator beleza, mas, mais importante, a saúde dos dentes que crescem tortos.


Como terapeuta da fala trabalho em colaboração com ortodontistas e especialistas em ortopedia funcional dos maxilares, para ajudar a ajustar os músculos da face às transformações das estruturas ósseas que os dentistas promovem com os tratamentos de crianças, jovens e adultos que respiram pela boca. O primeiro passo é sempre reajustar a respiração para que respirem pelo nariz, a maior parte do tempo.


Como os músculos da face e da boca são os mesmos que usamos para falar, é comum surgirem alterações de fala nas crianças, jovens e adultos que respiram pela boca. As alterações de fala mais comuns são não dizer bem o fonema /l/, ou os sons /s/, /x/, /j/ e /z/ que são ouvidos com distorção.


A respiração oral tem efeitos imediatos no desenvolvimento infantil, que condicionam a saúde ao longo de toda a vida.


A boa notícia é que pode transformar a sua respiração em qualquer idade e começar a beneficiar com ganhos imediatos em saúde.


Adolescentes e adultos que iniciam terapia da fala para ajustar a respiração de oral para nasal, têm, por norma, 3 a 4 meses de terapia pela frente, mas os benefícios começam logo após a avaliação.


Os meus clientes referem menos cansaço a executar as mesmas tarefas e melhorias no sono, maior concentração no trabalho, nas aulas ou nas horas de estudo.


Ao nível da saúde integral, sentem-se melhorias na

 tensão arterial e ritmo cardíaco

  • digestão

  • metabolismo

  • performance desportiva 

  • elasticidade da pele

  • diminuição dos níveis de stress.

A longo prazo, os efeitos da respiração nasal fazem-se sentir na saúde física e mental, permitindo superar o desafio da longevidade saudável. No imediato, a respiração nasal permite a adaptação às alterações climáticas e a diminuição dos riscos da poluição atmosférica na saúde.


Antes de começar a terapia da fala (online ou presencial) agende uma chamada de descoberta gratuita para me conhecer e para saber mais sobre o processo de transformação que a terapia da fala para quem respira pela boca pode desencadear em si.


Viva Integralmente,

Andreia

bottom of page