Como mexer o corpo para melhorar a respiração
- Andreia Ferreira Campos
- 26 de mai.
- 4 min de leitura

A ligação entre respiração e movimento é ancestral e, ainda hoje, não é bem compreendida. À medida que nos movemos a nossa respiração adapta-se à configuração do corpo. Isto garante a manutenção da vida. Neste artigo vai ler sobre: como mexer o corpo para melhorar a respiração.
A poluição, a poluição, a poluição…
Está a promover aumentos estrondosos de doenças respiratórias em crianças e adultos. Muitas destas doenças tornam-se crónicas e limitam as opções de vida das pessoas.
Se por um lado, prevenimos o crescente de doenças respiratórias com a diminuição da poluição atmosféricas e diminuindo a toxicidade dos alimentos que comemos (que muitas vezes pensamos que são seguros, mas não são); por outro lado, precisamos de soluções efetivas para melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas que já têm dificuldades em respirar.
O que fazemos nas nossas vidas para diminuir o impacto ecológico da nossa passagem pela terra, é um contributo para a saúde geral da população. Cada árvore plantada, cada viagem de transportes públicos, cada compra sem plástico, cada compra consciente… tudo promove a saúde. O oposto destrói saúde, não só a nível local, mas em todo o planeta.
O impacto das nossas escolhas é sistémico, porque todo o planeta está interligado. Um exemplo concreto dessas interligações é a compra de produtos de comércio justo. Um chocolate que compra pode corresponder ao pagamento justo do trabalho de quem cultivou o cacau ou deixar as grandes margens de lucro para os transformadores e distribuidores, e manter o produtor na pobreza. A simples escolha do chocolate que compra tem a força de ajudar a promover justiça social ou manter na pobreza alguém do outro lado do mundo.
Nada do que fazemos é indiferente…
Como escolhemos mover-nos?
A crise de saúde que se vive entre crianças, adolescentes e adultos abranda ligeiramente com a chegada da primavera e do verão.
Os ginásios enchem-se de pessoas que decidem fazer algo diferente, por si próprias. O que é ótimo, ainda que a motivação seja apenas a ida à praia com o corpo mais tonificado.
Está provado que todos os movimentos são positivos para a saúde, e que começar em qualquer época do ano e qualquer idade tem benefícios integrais para a pessoa.
Como este artigo aborda a relação entre respiração e movimento, importa perceber quais são os movimentos que vão atuar de forma direta na capacidade de respirar melhor. Para isso proponho-lhe que veja este vídeo.
Slow, a tendência também no movimento
Para organizar a respiração e beneficiar do oxigénio extra que mantém o corpo saudável e a mente afiada, os movimentos lentos e suaves são a nossa melhor opção.
Os braços, a coluna e a anca são os elementos centrais a ter em atenção para libertar os músculos e organizá-los sequencialmente para aumentar a capacidade respiratória.
Quer tenha alguma dificuldade de respiração, quer pretenda otimizar a sua respiração para padrões acima da média, deve prestar atenção a como mexe todo o tronco.
Seguindo o modelo do exercício do vídeo, mexa-se
lentamente
dirija a atenção para os movimentos
observe as sensações que os movimentos provocam no corpo
faça menos, movimentos suaves têm maiores benefícios
repita, uma e outra vez. Em cada repetição vai evolui
Então e o nariz?
A respiração deve ser feita usando o nariz. Respirar pela boca vai permitir a entrada direta para os pulmões da poluição que anda no ar. O nariz funciona como filtro e impede a passagem de grande parte dos poluentes.
Não me diz como inspirar e expirar?
Na maioria dos exercícios de respiração integral, apenas peço para que respirarem pelo nariz se conseguirem. Por vezes, os meus clientes não conseguem respirar pelo nariz, por isso é que precisam de terapia da fala. Nestes casos respiram como lhes for possível e, à medida que melhoram a capacidade respiratória, a respiração nasal torna-se mais fácil.
Um dos erros que é cometido quando se trabalha a respiração é começar a regular de fora para dentro: nariz/boca.
Os exercícios são positivos, mas não alteram a estrutura básica da respiração: os movimentos dos músculos que permitem a expansão dos pulmões.
Nos exercícios de respiração integral dá ao corpo a liberdade para ajustar a inspiração e expiração como quiser, da forma mais eficiente.
O que proporcionamos são movimentos que eliminem o excesso ou diminuição de contração muscular, que cria as limitações de movimento.
Quando a respiração se torna mais fácil e mais eficiente a partir da sua base, o cérebro naturalmente assume essa forma de respirar como a mais eficiente e promove-a.
Outros exercícios não integrais, também ajudam a respirar melhor?
Depende.
Em geral sim, o movimento de braços, coluna e anca facilita a respiração.
Há várias situações em que isso não se aplica. Por exemplo, o levantamento de pesos é contraindicado para pessoas que têm excesso de tensão nos ombros e peito.
Outro exemplo, se faz cardio (corrida, dança, bicicleta…) não vai modificar a estrutura base da respiração durante os treinos, apenas vai forçar a respiração e, mais das vezes, começar a respirar pela boca. Os movimentos dos exercícios cardiovasculares são demasiado rápidos e não têm potencial de transformar a forma como respira.
A caminhada lenta e com atenção à respiração é a melhor opção para quem quer usar o potencial transformador da respiração. Mas não vai ter efeitos no peso, a não ser que caminhe durante horas…
O ideal é ter exercícios variados ao longo da semana para usufruir dos benefícios de cada treino. A minha proposta é que inclua nas suas rotinas exercícios de respiração integral, o que vai otimizar todos os outros treinos que já faz.
Para quem resiste a fazer movimento: comece. Comece simplesmente por algo que lhe seja confortável e depois vá aumentando o grau de dificuldade. Os exercícios de respiração integral são um excelente ponto de partida, para que ganhe vitalidade e se aventure em outros movimentos mais exigentes.
Como sociedade, prevenir as doenças respiratórias é o grande objetivo, mas para que já não vai a tempo, também há soluções disponíveis. As pessoas com doenças respiratórias necessitam de um acompanhamento personalizado e de práticas de respiração diárias para ultrapassarem as limitações da doença.
Marque uma chamada de descoberta gratuita para descobrir os benefícios do trabalho de respiração integral na terapia da fala para o seu caso específico. Se conhece alguém com doenças respiratórias crónicas envie-lhe este artigo. Partilhe saúde.
Viva Integralmente,
Andreia
Comments